PIX e OpenFinance

A PagFast fornece duas maneiras muito eficazes de executar pagamentos no Brasil, o PIX e a Iniciação de Pagamentos via OpenFinance. Se você não está habituado a esses métodos de pagamento, oferecemos uma visão geral, a seguir.

Como um meio de pagamento, a PagFast atua intermediando transações entre o usuário final e as entidades bancárias que geram e processam transações, a exemplo do Banco de Emissão e o Banco de Pagamento.

Esses e outros atores do sistema financeiro brasileiro, a exemplo do Banco Central do Brasil, são propositalmente abstraídos da explicação a seguir, para simplificação de entendimento.


1. Pagamento com PIX

O PIX é o método de pagamento mais popular no Brasil. Esta seção é uma visão geral do que um integrador deve esperar ao integrá-lo.

Depósitos PIX (Cash Ins)

  1. O primeiro passo é a solicitação de depósito à PagFast, que deve incluir as informações do pagador e do destinatário, bem como informações básicas sobre o valor.
    • Nesta requisição, o integrador também deverá fornecer uma URL de notificação do webhook, que será utilizada para informar cada mudança de status da transação.
  2. O PagFast cria uma transação e fornece códigos de pagamento para o usuário final em dois formatos: um QRCode e a string do chamado PIX Copia e Cola. Ambos podem ser usados pelo usuário final para executar o pagamento.
    • Se a transação não puder ser criada por qualquer motivo, a solicitação é rejeitada.
  3. O integrador fornece a string QRCode e PIX Copia e Cola para o usuário final.
    • A partir deste ponto, o integrador deverá apenas aguardar a transação chegar a um estado final.
  4. Em determinado momento, o usuário procede com seu fluxo de pagamento, efetuando-o ou desistindo dele.

De forma assíncrona, o PagFast enviará notificações de webhook para o integrador, atualizando-o sobre qualquer alteração no status da transação, incluindo completude, erro, cancelamento etc.

Saques PIX (Cash Outs)

Para saques, o processo é mais simples. Basta informar a conta de destino usando uma Chave PIX como referência.

As Chaves PIX estão no núcleo do sistema de pagamento PIX e funcionam como ponteiros para uma conta bancária do mundo real. Os usuários finais criam chaves PIX usando qualquer um de seus aplicativos bancários e podem compartilhar essas chaves com qualquer pessoa. Portanto, qualquer pagamento feito com essa chave será endereçado à conta bancária de destino para a qual ela aponta.

As chaves PIX podem ter seu formato validado com base no seu tipo. Do seguinte modo:

  • CNPJ – número de identificação único para empresas no Brasil, utilizado para fins fiscais e regulatórios.
    • Expressão regular: ^[0-9]{14}$
    • Exemplo: 46261360000148
  • CPF - número de identificação único para pessoas físicas no Brasil, utilizado para diversos fins, incluindo transações financeiras e governamentais.
    • Expressão regular: ^[0-9]{11}$
    • Exemplo: 10777438666
    • Observação: PagFast valida o CPF e nega solicitações de CPFs falsos. Durante a integração, use um destes CPFs do mundo real para teste: 14435549603, 13600642650, 10777438666.
  • PHONE: um número de telefone válido no Brasil.
    • Expressão regular: ^+[1-9][0-9]\d{1,14}$
    • Exemplo: +5583986182244
    • Observação: O número de telefone brasileiro deve começar com +55, conforme mostrado no exemplo acima.
  • EMAIL - um e-mail válido.
  • EVP - um tipo de chave PIX gerada usando a biblioteca OpenSSL EVP (Encryption Variable Provider).
    • Expressão regular: [0-9a-f]{8}-[0-9a-f]{4}-[0-9a-f]{4}-[0-9a-f]{4}-[0-9a- f]{12}
    • Exemplo: b5195ee1-f054-47d1-9e90-ee57b74f60d9

Na nossa seção de API, você conhecerá os endpoints de PIX Cash In e PIX Cash Out, onde você exercitará esses conceitos.


2. Iniciação de Pagamento com Open Finance

Do ponto de vista do usuário final, o pagamento do PIX depende da familiaridade com os aplicativos do banco e sua típica Área PIX.

Apresentamos aqui o Open Finance, um meio de pagamento que ajuda o usuário a não perder o contexto na hora de efetuar o pagamento, fazendo redirecionamentos automáticos entre o site do lojista e as telas de pagamento.

A fim de familiarizá-lo com este método de pagamento, fornecemos uma breve explicação das etapas envolvidas em sua integração e uso. Para começar, observe o diagrama abaixo:

  1. O primeiro passo é solicitar uma URL de Pagamento do PagFast, que será fornecida ao usuário pagante.
    Nessa solicitação, o integrador deverá fornecer ao PagFast a URL de callback, para a qual o usuário será redirecionado após a conclusão ou cancelamento do pagamento.
    • Os integradores também devem fornecer uma URL de notificação de webhook, que será chamada para informar alterações no status da transação.
  2. O PagFast retorna a URL de Pagamento para o integrador.
  3. O integrador decide como exibir a URL fornecida ao usuário final (por exemplo: um modal na página atual do comerciante). A partir deste ponto, o integrador deve apenas aguardar a ação do usuário final.
  4. Em caso de conclusão ou falha no pagamento, a interação é encerrada e o usuário final é redirecionado pelo PagFast para a URL de callback fornecida pelo integrador.

De forma assíncrona, o PagFast enviará notificações de webhook para o integrador, atualizando-o sobre qualquer alteração no status da transação, incluindo erro, cancelamento etc.

⏱️

Tempo de processamento

O tempo médio que o sistema financeiro leva para processar os cashins do OpenFinance ou do PIX é de cerca de 3 segundos. Para os cashouts, o tempo normalmente será de 10 a 20 segundos.

Ambiente de Teste do OpenFinance

O PagFast fornece uma interface gráfica para simular o pagamento do usuário final do OpenFinance. Apresentamos abaixo alguns detalhes do pagamento:

  • Quando o integrador receber a URL de Pagamento e redirecionar o usuário, será exibida uma tela de carregamento para iniciar a interação bancária pelo usuário.

Em nosso ambiente, permitimos simular a ação do pagador (usuário final), confirmando o pagamento ou forçando sua falha, conforme a imagem abaixo.

Durante o fluxo de simulação, o integrador deve receber as alterações de status da transação via webhook, e o pagador será redirecionado para a URL de callback fornecida na solicitação de origem.


Tanto para o PIX quanto para o Open Finance, qualquer transação criada e seu status ficam visíveis no Portal Administrativo, nos menus Vendas (Cash In) e Saques (Cash Out).


📘

Quer entender mais?